Estudo de Interações entre Insetos e Plantas no Município de Bonito, Mato Grosso do Sul, Brasil
Palavras-chave:
Polinização, guavira, jacarandá-mimoso, Apis melifera, pilhadoresResumo
As interações entre animais e plantas no ambiente são frequentes. Em alguns casos há um elevado grau de reciprocidade, como acontece com polinização. Em outras circunstâncias essa interação pode causar danos para algum dos componentes, processo conhecido como herbivoria; estes processos são importantes para a produção de frutos e consequentemente sementes, além da produção de mel, alimento das abelhas, pela captação do mel. Esse trabalho foi efetuado com o objetivo de analisar as interações de insetos e plantas encontradas no município de Bonito, Mato Grosso do Sul, Brasil. Foram observadas duas interações: a primeira entre a guavira e a abelha Apis melifera e a segunda interação foi entre o jacarandá-mimoso e diversas abelhas. Foram efetuadas também pesquisas bibliográficas sobre o assunto. A guavira apresenta flores que perdem o aroma de atração de insetos em vinte e quatro horas. Sendo assim, o inseto atraído pelo aroma da flor só realiza a polinização durante este período. Em relação ao jacarandá, as abelhas de médio e grande porte que a visitam apresentam comportamento de polinizadores, pois estabeleceram contato com as anteras e estigma. Já os insetos pilhadores realizam visitas ilegítimas, abordando a flor por outros orifícios.Downloads
Publicado
2015-02-22
Edição
Seção
AGROECOL2014 - Relatos de Experiências
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).