Variedades Adaptadas ao Cultivo Agroecológico: Tomate Cereja. (Solanum lycopersicum) em uma unidade familiar de Ivinhema - MS: resultados preliminares
Palavras-chave:
semente crioula, adaptação, qualidade, produtividadeResumo
Este trabalho está sendo desenvolvido em uma unidade familiar agroecológica do município de Ivinhema. A propriedade pertence à Família Pedrosa, que é composta por cinco mulheres que desenvolvem não somente o trabalho de campo, mas também, o processo de agregação de valor ao produto e a venda direta ao consumidor. As práticas agroecológicas nesta propriedade já estão sendo desenvolvidas a mais de doze anos. Atualmente são cultivadas várias espécies de frutas e verduras para o consumo próprio e para a venda direta ao consumidor. O cultivo de tomate cereja agroecológico é uma destas atividades, sua semente é proveniente da feira de sementes crioulas do município de Anchieta estado de Santa Catarina, esta variedade demonstrou ótima adaptação ao solo e ao clima local; e inserida no sistema agroecológico apresenta boa resistência ao ataque de insetos e doenças. Sua produtividade é boa com frutos de excelente qualidade e tem ótima aceitação pelos consumidoresDownloads
Publicado
2015-02-22
Edição
Seção
AGROECOL2014 - Relatos de Experiências
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).