Avaliação Participativa de Plantas Apícolas nos Assentamentos Rurais da Borda Oeste do Pantanal.

Autores

  • Vanderlei Doniseti Acassio dos REIS Centro Nacional de Pesquisa do Pantanal da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.
  • Michael da Silva TOLEDO Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campus do Pantanal e bolsista CNPq/PIBIC na Embrapa Pantanal, Corumbá, MS.
  • Alberto Feiden Centro Nacional de Pesquisa do Pantanal da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
  • Marçal Henrique Amici JORGE Embrapa Hortaliças, Planaltina, DF.
  • Ana Maria dos Santos SILVA Graduada em Geografia e bolsista ATP da UFMS, Campus Pantanal, Corumbá, MS.

Palavras-chave:

Apis mellifera, Apicultura, Agricultura Familiar, Geração de Emprego e Renda.

Resumo

A Embrapa Pantanal elaborou em 2009 um calendário apícola participativo no assentamento Taquaral em Corumbá - MS, utilizando os conhecimentos dos agricultores familiares sobre as espécies de plantas com potencial para pasto apícola, de ocorrência na região, tanto nativas como cultivadas. A partir deste calendário foi realizada a lista das espécies com potencial de florescimento nas épocas críticas de falta de alimentos para as abelhas africanizadas, sendo formada basicamente por árvores e arbustos com outras finalidades de uso como, por exemplo, forrageiras, frutíferas, para atração da fauna e espécies madeireiras. Entre 2013 e 2014 foi executada a avaliação da percepção que os agricultores tinham em relação às mudas distribuídas. Para tal fim foi elaborado um questionário com questões abertas e questões qualitativas fechadas, sendo constatado que os mesmos avaliaram positivamente a maioria das espécies distribuídas e plantariam mais, principalmente espécies frutíferas.

Biografia do Autor

Alberto Feiden, Centro Nacional de Pesquisa do Pantanal da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Paraná (1981) , mestrado em Ciências do Solo pela Universidade Federal do Paraná (1991) e doutorado em Agronomia (Ciências do Solo) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1999) . Atualmente é Pesquisador A da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, na área de Agroecologia. Tem experiência na área de Agronomia , com ênfase em Ciência do Solo. Atuando principalmente nos seguintes temas: Agroecologia e Agricultura Orgânica, Transição Agroecológica, Adubos Verdes, pesquisa Participativa e Agricultura Familiar.

Downloads

Publicado

2015-02-22

Edição

Seção

AGROECOL2014 - Relatos de Experiências

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 > >>