Sistema Mandala e o Desenvolvimento Sustentável: O caso do Assentamento Mulungu-CE
Palavras-chave:
agroecologia, agricultura familiar, tecnologia social, subsistênciaResumo
A agroecologia tem se disseminado no campo através da agricultura familiar possibilitando alternativas sustentáveis de convivência com o semiárido através de tecnologias sociais compatíveis com essa realidade. Esse relato de experiência tem como objetivo apresentar a realidade do Assentamento Mulungu localizado em Tururu no Ceará que tem como tecnologia sustentável o sistema Mandala de produção. Esse sistema consiste no cultivo de plantas em canteiros circulares formados ao redor de um reservatório de água. Ele garante às famílias o alimento sem uso de agrotóxico, como também a produção no período de estiagem. Durante a visita de campo foi apresentado aos estudantes do PRA (Programa Residência Agrária) – da Universidade Federal do Ceará (UFC) pelo presidente do Assentamento, o funcionamento das mandalas. A importância dessa experiência foi conhecer mais uma alternativa que promove o desenvolvimento sustentável diminuindo, dessa forma, o êxodo rural.Downloads
Publicado
2015-03-14
Edição
Seção
AGROECOL2014 - Relatos de Experiências
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).