Desempenho agronômico de cultivares de feijão submetidas a um sistema de manejo fitossanitário ecológico em Jaguari, Rio Grande do Sul
Palavras-chave:
Phaseolus vulgaris, Azadirachta indica, controle de pragas.Resumo
O feijão é uma das principais fontes de nutrientes na alimentação brasileira. Na região Sul é produzido em pequena escala. Dentre os limitantes do cultivo, a incidência de pragas gera a necessidade de medidas de controle. Estratégias alternativas ao controle químico estão disponíveis, mas carecem de informações quanto aos impactos nos caracteres de rendimento. Assim, o objetivo do trabalho foi avaliar caracteres agronômicos de cultivares de feijão submetidas ao tratamento com óleo de neem (Azadirachta indica) e de composto biológico à base de Trichoderma spp. Os tratamentos utilizados foram: (a) aplicação nas sementes, (b) aplicação nas sementes+parte aérea, (c) aplicação na parte aérea, (d) testemunha. O delineamento experimental foi de blocos casualizados em arranjo fatorial com três genótipos locais, com quatro repetições. A análise estatística deu-se pelo modelo fatorial simples para análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey ao nível de 5% de significância. Não houve diferença significativa entre os tratamentos, sendo necessária novo experimento considerando-se maior rigor experimental quanto à periodicidade de aplicaçõesDownloads
Publicado
2015-02-22
Edição
Seção
AGROECOL2014 - Trabalhos técnico-científicos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).