Notas Sobre Soberania Alimentar em Comunidade de Várzea “Periurbana”: Que Perspectivas?
Palavras-chave:
Agricultura Familiar, pluriatividade, acesso a alimentação, comunidades ribeirinhasResumo
O presente trabalho discute estratégias para a manutenção da soberania alimentar de uma comunidade periurbana localizada na região insular do município de Belém/ Pará. A pesquisa foi realizada através de entrevistas semiestruturadas, técnica da caminhada transversal e registros fotográficos. Os resultados indicaram que no que tange a produção na unidade familiar, as principais culturas produzidas na comunidade Porto da Ceasa são frutos como o açaí, cupuaçu e cacau. Soma-se também a criação de animais de pequeno porte, como pato e galinha, um hábito encontrado em quase todas as comunidades do estuário amazônico, além da pesca e captura de camarão. Juntas, essas atividades representam as principais fontes de alimentos produzidos na comunidade. Outros alimentos são obtidos na central de abastecimento local, na qual Porto da Ceasa tem uma relação intensa no seu cotidiano. As alternativas de consumo alimentar identificadas pela pesquisa mostram relativo grau de autonomia da população local no que concerne à soberania alimentar.Downloads
Publicado
2015-02-21
Edição
Seção
AGROECOL2014 - Trabalhos técnico-científicos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).