Conservação Ambiental Forte Alcançada Através de Sistemas Agroflorestais Multiestratificados. 2- Restauração de Paisagens Degradadas por meio de Agroflorestas
Palavras-chave:
agroecologia, agricultura familiar, Mata AtlânticaResumo
Foi avaliada a sustentabilidade ambiental em nível da paisagem de práticas de sistemas agroflorestais multiestratificados na região do Vale do Ribeira, SP e PR, na escala da unidade de produção agrícola familiar, baseando-se nos resultados de várias pesquisas publicadas e em mapas georrefenciados de uso e ocupação do solo atual e histórico. As práticas da agrofloresta, através da indução de sucessão agroflorestal e da sucessão florestal secundária natural, resultam em uma paisagem produtiva sob intenso processo de restauração. Assim considera-se o “land sharing” baseado em agroflorestas agroecológicas como uma promissora estratégia de conservação ambiental.Downloads
Publicado
2015-02-21
Edição
Seção
AGROECOL2014 - Trabalhos técnico-científicos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).