Análise de Viabilidade e Implantação de um Sistema Agroflorestal em Bonito, região Sudoeste de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave:
Agroecologia, agricultura familiar, educação ambiental, SAF, sustentabilidade.Resumo
: Com este estudo objetivou-se levantar as condições de viabilidade econômica e ambiental para implantação de um sistema agroflorestal (SAF) com finalidades comerciais e de subsistência no município de Bonito, região Sudoeste do estado de Mato Grosso do Sul. Juntamente à prática de implantação promoveu-se a educação ambiental, tendo como público alvo uma comunidade escolar local. A coleta de dados foi realizada através da aplicação de questionários e por meio de entrevistas com proprietários do comércio varejista e produtores rurais que adotam arranjos de produção em bases agroecológicas. Em visitas às propriedades foi observada a organização de cada SAF e os princípios agroecológicos aplicados no campo. Constatou-se que a construção de sistemas de agricultura de base agroecológica, ainda hoje, passa pelo denominado sistema mútuo, o qual tem grande influência no estímulo à cooperação entre as famílias envolvidas. Esta condição tende a reduzir consideravelmente os custos de implantação do SAF, corroborando com os resultados obtidos no município de Bonito. Conclui-se que o SAF para subsistência e comércio fortalece os empreendimentos locais, já que passa pela agregação de valor aos produtos que são processados e comercializados na própria cidade.Downloads
Publicado
2015-02-21
Edição
Seção
AGROECOL2014 - Trabalhos técnico-científicos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).