Acúmulo de Fitomassa e Nutrientes e Estádio mais Adequado de Manejo do Feijão-Guandu para fins de Adubação Verde
Palavras-chave:
Cajanus cajan, agroecologia, transição agroecológica, reciclagem de nutrientes, qualidade do solo.Resumo
A adubação verde possibilita melhorar as condições químicas, físicas e biológicas do solo, sendo necessário conhecer o período ideal de manejo (corte) dos adubos verdes para potencializar seus benefícios. Com este estudo objetivou-se avaliar a dinâmica de acumulação de massa e nutrientes do feijão-guandu e aferir o estádio mais adequado para manejá-lo (corte/roçada), a fim de viabilizar maior aporte de massa e nutrientes ao solo, e maximizar o seu potencial como adubo verde em duas localidades do Cone Sul do Mato Grosso do Sul. Os tratamentos foram representados pelas épocas de amostragens realizadas aos 45, 60, 75, 90, 105, 120, 135 e 150 dias após a germinação. Coletou-se 1 m2 de material vegetal para determinação de massa e acúmulo de nutrientes. Os resultados obtidos evidenciaram que o feijão-guandu apresenta elevado acúmulo de biomassa e nutrientes na parte aérea e mostra-se promissor como adubo verde em sistemas de produção. O período mais adequado para o manejo do feijão-guandu para fins de adubação verde variou de 125 a 140 dias após a germinação, correspondendo ao estádio de início de florescimento à formação de vagens e início de formação de grãos.Downloads
Publicado
2015-02-21
Edição
Seção
AGROECOL2014 - Trabalhos técnico-científicos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).