Convivência das plantas espontâneas na produção da cultura do quiabo em sistema de cultivo orgânico
Palavras-chave:
Abelmoschus esculentus, períodos de convivência, Comunidade espontânea.Resumo
A pesquisa objetivou determinar o período que as plantas espontâneas podem conviver com a cultura do quiabo em sistema orgânico sem causar redução da produção no município de São Luís - MA. O delineamento experimental foi em blocos casualisados, com onze tratamentos e quatro repetições. Os tratamentos consistiram da convivência da cultura com as plantas espontâneas nos períodos de 7, 14, 21, 28, 35, 42, 49, 56, 63, 70 e 74 Dias Após a Emergência (DAE). Os parâmetros fitossociólogicos avaliados foram: Densidade Relativa, Frequencia Relativa, Dominância Relativa e índice de Valor de Importância. As plantas espontâneas mais importantes foram Alternanthera tenella L., Cynodon dactylon L., Commelina benghalensis L. As plantas espontâneas podem conviver em sistema orgânico com a cultura do quiabo no máximo até os 09 DAE, após esse período ocorre redução significativa da produtividade.Downloads
Publicado
2015-03-14
Edição
Seção
AGROECOL2014 - Trabalhos técnico-científicos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).