Avaliação Participativa de Adubos Verdes – Assentamento São Gabriel, Corumbá, Mato Grosso do Sul
Palavras-chave:
Agroecologia, Agroecossistemas, Sistemas Sustentáveis.Resumo
O objetivo deste trabalho foi apresentar os resultados da produção de biomassa e da percepção qualitativa de 10 agricultores que participaram de um dia de campo em uma unidade de pesquisa participativa de adubos verdes. A unidade foi implantada em março de 2013, constituída por 5 parcelões de 5 metros de largura por 50 metros de comprimento, contendo 5 espécies de leguminosas, e outro de pousio como testemunha. Dentro de cada parcelão foram sorteadas 5 unidades de 5x5 metros como repetições. Em julho, durante um dia de campo, foi aplicado um questionário a 10 agricultores, visando obter a percepção que eles tiveram em relação às espécies demonstradas. Os resultados mostram que a percepção dos agricultores nem sempre corresponde aos resultados obtidos nas avaliações experimentais. Fatores subjetivos podem interferir na avaliação dos agricultores e fazer com que eles rejeitem opções que tecnicamente parecem ser as mais interessantes.Downloads
Publicado
2015-02-21
Edição
Seção
AGROECOL2014 - Trabalhos técnico-científicos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).