Adubação com silício como tática auxiliar no manejo integrado de Plutella xylostella na cultura do repolho
Palavras-chave:
Brassica oleracea var. capitata, Plutella xylostella, Bacillus thuringiensis, Silício, Manejo integrado de pragasResumo
O experimento foi conduzido na Fazenda Água Limpa, da Universidade de Brasília, de agosto a novembro de 2013. O delineamento experimental foi blocos ao acaso, com nove tratamentos em cinco repetições. Os tratamentos foram: Agrosilício, Sifol, Decis, Dipel, Agrosilício + Decis, Agrosilício + Dipel, Sifol + Decis, Sifol + Dipel e testemunha. As aplicações foliares de silício e inseticidas foram iniciadas 30 dias após o transplantio das mudas. As avaliações de perfurações da praga tiveram início uma semana após a primeira aplicação de silício via foliar. Verificou-se ação sinergística na associação entre silício e inseticidas. A adubação com silício apresenta potencial como tática auxiliar no manejo integrado de Plutella xylostella na cultura do repolho. A mistura Sifol + Dipel, ou seja, silício + controle biológico, resultou em menor número de perfurações da praga na planta de repolho.Downloads
Publicado
2014-12-09
Edição
Seção
IV Seminário de Agroecologia do DF e Entorno
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).