Olericultura na agricultura familiar em Pontes e Lacerda MT, segundo o Programa SI-NATER
Palavras-chave:
extensão, horticultura, pesquisa, produtor rural, questionáriosResumo
Com o objetivo de identificar o perfil do olericultor na agricultura familiar desenvolveu-se uma pesquisa em interface com o Projeto Seminário Itinerante do Núcleo de Formação, Pesquisa e Extensão em Agroecologia SI-NATER. Foram elaborados questionários estruturados, e aplicados aos agricultores familiares.O instrumento de pesquisa constava com a identificação dos agricultores, idade, grau de escolaridade e tipo de hortaliças. Na pesquisa realizada constatou-se que a idade média dos produtores foi de 51 anos. O nível de escolaridade foi de que 49% dos horticultores cursaram o ensino fundamental, apenas 38% atingiram o ensino médio e 13% nunca foram á escola. O cultivo que mais se destacou foi das hortaliças folhosas que se compreende em alface, almeirão, couve, rúcula e as hortaliças condimento representada por cebolinha, coentro e hortelã. Conclui-se que a produção de hortaliças na região de Pontes e Lacerda/MT é desenvolvida com pouca inovação tecnológica.Downloads
Publicado
2014-12-09
Edição
Seção
IV Seminário de Agroecologia do DF e Entorno
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).