População de microrganismos solubilizadores de fosfato de cálcio na rizosfera de milho transgênico e crioulo, cultivados com solo de agroecossistemas em Urutaí, GO
Palavras-chave:
Promoção do crescimento vegetal, Mineralização, Fósforo.Resumo
Os microrganismos solubilizadores de fosfatos (MSF) inorgânicos desempenham importante papel no suprimento de fósforo (P) às plantas. Este fato tem despertado a atenção para seu uso como inoculante comercial ou no manejo de suas populações, para maximizar a utilização do P existente no solo ou do adicionado como fertilizante. Com este trabalho, objetivou-se avaliar a população de MSF de cálcio na rizosfera de milho transgênico e crioulo, cultivados em solos de diferentes agroecossistemas. A pesquisa foi conduzida nos Câmpus Urutaí e Câmpus Rio Verde do IF Goiano. As plantas de milho tiveram um maior crescimento em solo coletado de área sob manejo agroecológico. De modo geral, foi detectada maior densidade de bactérias do que de fungos na rizosfera de ambos os híbridos de milho, cultivados em solos de distintos agroecossistemas.Downloads
Publicado
2014-12-09
Edição
Seção
IV Seminário de Agroecologia do DF e Entorno
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).