Avaliação da qualidade dos produtos, infraestrutura e serviços em feiras e mercados orgânicos localizados em Brasília – DF

Autores

  • Daniquele Andrade Universidade de Brasília
  • Márcia Souza Universidade de Brasília
  • Matheus Campos Universidade de Brasília
  • Murilo Rossetto
  • Filipe Vieira
  • Ana Maria Resende Junqueira Universidade de Brasilia
  • João Paulo Guimarães Soares Embrapa Cerrados

Resumo

É notório que o interesse em formas de produção consideradas alternativas se intensificou, visando atender à crescente demanda pelos produtos saudáveis e sustentáveis. O presente estudo tem como eixo principal as feiras locais e um mercado de produtos orgânicos. O objetivo foi avaliar a percepção dos feirantes e produtores sobre a qualidade dos produtos, a infraestrutura e os serviços prestados por estes estabelecimentos em Brasília-DF. Para obtenção dos dados foram realizadas entrevistas com feirantes guiadas pelo uso de questionário. Verificou-se que a maioria dos feirantes tem renda exclusivamente da venda da produção orgânica. Quanto à qualidade do produto, esses profissionais julgam importante a higienização e cuidados para manter a boa aparência do alimento. Atenção e cordialidade foram consideradas atributos muito importantes, na percepção dos feirantes, na relação dos mesmos com a clientela para manter a fidelidade.

Biografia do Autor

Daniquele Andrade, Universidade de Brasília

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Agronegócios da Universidade de Brasília (PROPAGA/UnB), na linha de pesquisa em Agricultura Familiar.

Márcia Souza, Universidade de Brasília

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Agronegócios da Universidade de Brasília (PROPAGA/UnB), na linha de pesquisa em Agricultura Familiar.

Matheus Campos, Universidade de Brasília

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Agronegócios da Universidade de Brasília (PROPAGA/UnB), na linha de pesquisa em Agricultura Familiar.

Ana Maria Resende Junqueira, Universidade de Brasilia

Graduação em Agronomia, pela Universidade de Brasília, Brasília - DF (1984). PhD em Produção Vegetal, pela University of Wales, Grã-Bretanha (1994). Pós-Doutorado em Gestão da Qualidade na Produção Agrícola, pela University of Queensland, Austrália (2006). Atua no ensino de graduação em Agronomia e em duas pós-graduações, em Agronomia e em Agronegócios. Criou o Programa de Educação Tutorial da Agronomia - PET AGRONOMIA (2010), sendo a primeira e atual Tutora do Programa. É Coordenadora do Curso de Graduação em Agronomia desde setembro de 2010.

João Paulo Guimarães Soares, Embrapa Cerrados

Doutorado em Zootecnia (Produção Animal) [Jaboticabal] pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho em 2002. Atualmente é Pesquisador A da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária -Embrapa Cerrados. É membro do comitê gestor do Portfólio de sistemas de produção de base ecológica da Embrapa.

Downloads

Publicado

2014-12-09

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>