MEIO AMBIENTE E QUALIDADE DE VIDA NO ASSENTAMENTO FINCA PÉ EM PRESIDENTE VARGAS – MA
Resumo
Este trabalho aborda uma visão geral sobre a questão agrária e a política de divisão de terras por meio de assentamentos rurais, em particular o caso do “Finca Pé” em Presidente Vargas-MA. A Reforma Agrária nas cidades brasileiras vem acontecendo de forma incipiente, tendo como foque central a “terra”, sem levar em consideração a degradação dos recursos naturais e a saúde e educação do assentado. Embora este quadro seja alarmante, atualmente as sistemáticas empregadas nos planejamentos vêm sendo levantadas diversas temáticas dentre elas: capacitações, saúde, educação, produção, infra-estrutura, comercialização e meio ambiente. Tais discussões servem como tentativa de inserir a sustentabilidade e melhoria da qualidade de vida. PALAVRAS-CHAVE: desenvolvimento, assentamento, maranhão.Downloads
Publicado
2006-11-12
Edição
Seção
Resumos dos Congressos Brasileiros de Agroecologia
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).