O enfoque teórico metodológico das ações de ATES no desenvolvimento da bovinocultura leiteira em assentamentos rurais do RS
Resumo
o presente estudo tem por objetivo analisar as metodologias de atuação das equipes técnicas da EMATER/RS que participam do Programa de Assessoria Técnica Social e Ambiental (ATES) aos assentamentos de reforma agrária do Rio Grande do Sul com vistas à orientação ao Pastoreio Racional Voisin (PRV). O estudo se valeu de metodologia quali-quantitativa se configurando em exploratório e descritivo. As equipes técnicas do Núcleo Operacional Júlio de Castilhos orientam o sistema PRV às famílias assentadas com base no Diagnóstico Rural Participativo (DRP) e métodos coletivos de extensão rural, a fim de levantar as demandas das famílias assentadas. Coadunado a isso, as equipes potencializam e incentivam experiências de PRV existentes nas unidades de produção agrícola das famílias assentadas. As equipes técnicas também orientam seus trabalhos no sentido de realizar o planejamento forrageiro e otimização do uso das pastagens, dias de campo, a sanidade animal, cursos e oficinas de fitoterápicos voltados ao tratamento dos animais. As equipes de ATES organizam sua atuação de modo a orientar e incentivar as famílias assentadas à implantação do PRV o que elucida avanços para uma extensão rural diferenciada do modelo difusionista da “revolução verde”.Downloads
Publicado
2014-06-21
Edição
Seção
II Encontro Pan americano sobre Manejo Agroecológico de Pastagens
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).