Política nacional de agroecologia e produção orgânica: entre a abordagem agroecológica e a construção de uma política pública
Palavras-chave:
Agroecologia, produção Orgânica, políticas públicasResumo
A partir dos anos de 1970 ganharam força as criticas direcionadas aos modelos de pesquisa e desenvolvimento baseados numa visão mecânica do mundo e dos seus processos naturais evidenciando os limites do “progresso” técnico e científico vistos sob uma ótica unilateral aos quais muitas sociedades tomarão como padrão. A aplicação de tais preceitos ao espaço agrário acabou por conduzir processos de desestabilização acompanhados por abordagens criticas que redefiniriam a forma de pensar e atuar sobre o rural. Diante deste contexto é que se desenvolveu o presente trabalho cuja principal proposta foi fomentar a discussão em torno da Agroecologia como paradigma científico e referencial teórico e metodológico para a constituição da Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica - PNAPO. Para realizar o trabalho foram realizados levantamentos bibliográficos, análise do Decreto presidencial que instituiu a PNAPO e Observação participante não planejada em uma série de eventos sobre o tema, ocorridos ao longo do ano de 2013. Ao final do trabalho foram analisadas diferentes leituras sobre a elaboração da PNAPO, bem como o desafio da efetivação da mesma, uma vez que ela se apresenta em fase de implantação.Downloads
Publicado
2014-06-21
Edição
Seção
I Congresso Paranaense de Agroecologia - Relatos de Experiências
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).