Educação Ambiental Agroecológica para público estudantil no Oeste do Paraná - Universidade e escolas juntos pela sustentabilidade
Palavras-chave:
Extensão, aprendizagem, ecologia, solo, hortaResumo
O presente trabalho apresenta as ações desenvolvidas no Projeto de Educação Ambiental com foco em Manejo Ecológico do solo e Sistemas Agroecológicos junto as escolas de Marechal Cândido Rondon e região. Foram desenvolvidas aulas práticas, experimentos, oficinas e hortas orgânicas que compuseram ferramentas no ensino-aprendizagem estudantil, promovendo a vontade pelo conhecimento, embasada no manejo ecológico de solo e práticas agroecológicas. Participaram dessas atividades 63 turmas de 12 escolas, desde o ciclo fundamental até o ensino técnico. Ao todo foram mais de 1600 alunos participantes, que compreenderam e refletiram sobre formas sustentáveis de produção, onde a natureza possa ser compreendida como um todo dinâmico, e o ser humano como parte integrante e agente transformador do ambiente em que vive.Downloads
Publicado
2014-06-21
Edição
Seção
I Congresso Paranaense de Agroecologia - Trabalhos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).