Parceria Verde – Coleta, caracterização e destinação de resíduos sólidos da cidade de Wenceslau Braz - PR.

Autores

  • Flávia Regina Moreira Fernandes UENP - Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Mauro Januário Universidade Estadual do Norte do Paraná UENP
  • Mauro Januário Universidade estadual do Norte do Paraná - UENP.

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Meio Ambiente, Reciclagem.

Resumo

O Projeto “Parceria Verde”, inserido no Programa Núcleo de Estudos em Agroecologia e Território (NEAT), da Universidade Estadual do Norte do Paraná, atuou entre maio de 2010 e janeiro de 2012 na cidade de Wenceslau Braz, com objetivo de implantar um sistema de coleta seletiva, que atendesse ao anseio social e permitisse a participação ativa do cidadão, reduzindo o uso de matérias primas e adequando a administração municipal à Lei 12.305 (PNRS). A partir do cadastro dos catadores realizado pela Secretaria do Meio Ambiente, 45 foram convidados a se reunir para fundar uma associação que os representassem. Foram desenvolvidas outras atividades, com destaque ao curso EAD de EDUCAÇÃO AMBIENTAL para os professores do município. Os resultados mais expressivos foram a fundação da ASSOCIAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE RECICLAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS (APRES), com aprovação de seu Estatuto e Diretoria, construção da Central de Triagem de Resíduos Sólidos e da sede da APRES, com aporte financeiro da Prefeitura, e o estabelecimento da coleta seletiva. Além do ganho ambiental, talvez o componente social, com o resgate da cidadania dos catadores de lixo, seja o maior sucesso do Projeto.

Biografia do Autor

Flávia Regina Moreira Fernandes, UENP - Universidade Estadual do Norte do Paraná

Bolsista pelo Núcleo de Estudos em Agroecologia e Território; Mestranda em Agronomia; Pós graduada em Metodologia do Ensino Superior, em Psicopedagogia Clínica e Institucional e Educação Especial Inclusiva; Graduada em Ciências Biológicas pela UENP.

Mauro Januário, Universidade Estadual do Norte do Paraná UENP

Possui graduação em METEOROLOGIA pela UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO/SP; licenciatura em HISTÓRIA pela FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE JACAREZINHO/PR; e mestrado em AGROMETEOROLOGIA pela ESCOLA DE AGRONOMIA LUIZ DE QUEIROZ/USP. Atualmente é Professor Mestre Assistente, nível D, da UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ/CAMPUS LUIZ MENEGHEL/ Bandeirantes/PR. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Agrometeorologia e Climatologia Agrícola.

Mauro Januário, Universidade estadual do Norte do Paraná - UENP.

Possui graduação em METEOROLOGIA pela UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO/SP, concluída em 1983; licenciatura em HISTÓRIA pela FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE JACAREZINHO/PR, concluída em 1998; e mestrado em AGROMETEOROLOGIA pela ESCOLA DE AGRONOMIA LUIZ DE QUEIROZ/USP, defendido em 1992. Atualmente é Professor Mestre Assitente, nível D, da UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ/CAMPUS LUIZ MENEGHEL/ Bandeirantes/PR. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Agrometeorologia e Climatologia Agrícola.

Downloads

Publicado

2014-06-21

Edição

Seção

I Congresso Paranaense de Agroecologia - Relatos de Experiências

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)