O associativismo em Guaraqueçaba – PR como mecanismo de desenvolvimento rural sustentável
Palavras-chave:
Desenvolvimento rural, Agricultura familiar, Permanência no campo, Associações de produtores rurais, Guaraqueçaba – PRResumo
O presente estudo parte da noção de que, mesmo enfrentando uma série de problemas, a agricultura familiar no Brasil tem se movido no sentido de questionar a razão instrumental que fundamenta a lógica desenvolvimentista e, assim, muitos agricultores têm buscado alternativas de desenvolvimento rural, com vistas à sua permanência no campo e reprodução socioeconômica em consonância com a sustentabilidade ambiental. Neste âmbito, o presente estudo tem por intenção apresentar duas iniciativas de Associações de produtores rurais no município de Guaraqueçaba, litoral Norte do Estado do Paraná, que têm como estratégia o fortalecimento da organização social dos produtores. Como principal resultado, obteve-se que através das iniciativas tomadas pelas comunidades de Açungui e Potinga estão sendo beneficiados diretamente 35 famílias com a produção de farinha de mandioca e que a população rural local demonstra interesse em permanecer no campo e desenvolver novas estratégias para este fim.Downloads
Publicado
2014-06-29
Edição
Seção
I Congresso Paranaense de Agroecologia - Trabalhos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).