Poluição ambiental em área de preservação permanente da Pedra do Pombal no Caparaó capixaba
Palavras-chave:
Degradação, Lixo, Mata AtlânticaResumo
Fragmentos de Mata Atlântica, muitas vezes isolados, são carentes em trabalhos preservacionistas e em função disso, muitos locais vendo sendo degradado pela ação humana. O objetivo do trabalho foi vistoriar o fragmento de floresta utilizado para acessar o topo da Pedra do Pombal localizada no distrito de Rive, Alegre, ES, a fim de identificar a presença de lixo no local que ameaçam sua degradação. Constatou-se a presença de sacos plásticos, garrafa pet, lata de refrigerante, embalagem para comida, copos plásticos, cano de PVC, restos de antenas, entre outros. Conclui-se que o fragmento de mata que possibilita o acesso ao topo do morro encontra-se ameaçado pela degradação humana, em função do descarte de lixo e atividades antrópicas no local.Downloads
Publicado
2014-06-21
Edição
Seção
I Congresso Paranaense de Agroecologia - Trabalhos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).