Estudo das plantas medicinais utilizadas na etnoveterinária em Lunardelli-PR
Palavras-chave:
agroecologia, fitoterapia, produção animal, saúde animalResumo
O objetivo deste trabalho foi investigar e documentar conhecimentos da etnoveterinária de plantas medicinais utilizadas em animais de produção no município de Lunardelli-PR. A coleta de dados foi realizada no período de janeiro a março de 2014, com a integralização de vinte entrevistas individuais. O estudo foi realizado através do preenchimento de um questionário estruturado com perguntas específicas sobre as espécies e forma de preparo de plantas medicinais que utilizam para a promoção da saúde em animais de produção. Os dados foram registrados e analisados por estatística descritiva. Durante a pesquisa foram relatadas 42 espécies de plantas utilizadas na etnoveterinária local. As plantas são utilizadas para diferentes enfermidades, entre as quais pode-se citar: cortes, feridas, torções, luxações, verminoses, infecções diversas, diarreias e calmante. A parte e a forma de utilização da planta depende da espécie e da enfermidade.Downloads
Publicado
2014-06-21
Edição
Seção
I Congresso Paranaense de Agroecologia - Trabalhos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).