15248 - Caracterização de ervas espontâneas em plantio orgânico do milho (Zea mays L.) adubado com cinza e pó de rocha na ilha de São Luís – Maranhão.
Palavras-chave:
Agroecologia, Trópicos úmidos, Sustentabilidade, Fontes alternativas.Resumo
Resumo: Objetivou-se com este trabalho alcançar um índice que mostre a partir de dados experimentais a quantidade e diversidade de ervas daninhas competidoras com a cultura do milho em função dos tratamentos da cinza e pó de rocha. O experimento foi instalado no delineamento em blocos casualizados, com quatro repetições, cada bloco foi constituído de seis parcelas, sendo organizadas em duas fileiras, contendo três parcelas por fileira. Foi aplicado 5 kg de esterco bovino por bloco. O experimento foi constituído de seis tratamentos, que são eles: Cinza (T1); Pó de Rocha (T2); Sulfato de Potássio (T3); Pó de Rocha + Cinza (T4); Sulfato de potássio + Cinza (T5) e Sulfato de potássio + Pó de Rocha (T6). Nas quatro linhas de cada tratamento e repetição foram aplicados: 360 g de Cinza e Pó de Rocha; 36 g de Sulfato de Potássio; 180 g de Pó de Rocha + 180 g de Cinza; 36 g de Sulfato de Potássio + 250 g de Cinza e 36 g de Sulfato de Potássio + 250 g de Pó de Rocha, respectivamente.Downloads
Publicado
2013-12-22
Edição
Seção
VIII CBA-Agroecologia - Manejo de Agroecossistemas Sustentáveis/Produção Vegetal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).