15208 - Quintal agroflorestal pedagógico: um viés para a educação ambiental
Palavras-chave:
Autonomia, Estudantes, Agroecologia.Resumo
Os estudantes do curso de Agroecologia do Instituto Federal de Brasília - campus Planaltina (IFB) necessitam ter um espaço onde tenham autonomia e liberdade para realizar seus experimentos e visualizar a concretização de aulas teóricas na prática. Diante desta demanda, surgiu a idéia de desenvolver um quintal agroflorestal numa área que fosse desenhada e manejada pelos próprios estudantes, com abertura à participação de todos os interessados. O objetivo é integrar, divulgar e mostrar à comunidade acadêmica e local, a importância desse sistema de produção e, ainda atuando posteriormente como vitrine para visitações de produtores comunidade em geral. O fato dos estudantes estarem envolvidos no planejamento e execução das atividades possibilitou melhor integração entre a teoria e a prática. O grupo também se empoderou, e deverão dar continuidade às atividades com sentimento de maior autonomia e experiência.Downloads
Publicado
2013-12-15
Edição
Seção
VIII CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).