15201 - Horta Comunitária Vida Nova - Relatos Agroecológicos em Espaços Urbanos
Palavras-chave:
Agricultura Urbana, Agroecologia, segurança alimentar e nutricional.Resumo
Iniciado em 2009 a horta comunitária do grupo Vida Nova, atendia um grupo de pessoas oriundas de zonas rurais e urbanas que, em sua maioria, apresentavam-se em situação de risco alimentar e/ou social. O trabalho é desenvolvido na área urbana do município de Biguaçu, no bairro Jardim Janaína, estado de Santa Catarina, Brasil. Os principais atores dessa atividade são mulheres, focadas na produção de hortaliças, temperos e ervas-medicinais. Além da integração social, a horta gera alimentos de qualidade para as famílias envolvidas, diversifica suas dietas, reduz seus custos mensais com alimentação e possibilita a geração de renda com a venda de excedentes. No período inicial do trabalho as integrantes sentiam-se inseguras com o sucesso do processo produtivo sem a realização de práticas convencionais que utilizam agroquímicos, estabelecendo uma parceria com o Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo – CEPAGRO, que se responsabilizou da assessoria técnica, adaptando metodologias para incentivar a Agroecologia em espaços urbanos. O objetivo deste trabalho é divulgar metodologias participativas de práticas agroecológicas na Agricultura Urbana. Inicialmente realizaram-se visitas aos quintais para conhecer a dinâmica da comunidade, o hábito alimentar, bem como as principais plantas cultivadas. Resultou na elaboração de uma cartilha didática de 36 páginas, utilizada como suporte para um curso abordando desde a História da Agricultura até o paradigma agroecológico como alternativa ao uso de agrotóxicos. Como resultado pôde-se observar um fortalecimento do grupo, aumento no número de hortas comunitárias no bairro, maior diversificação dos cultivos, tornaram-se referência em agricultura urbana na região e referência para trabalhos científicos.Downloads
Publicado
2013-12-15
Edição
Seção
VIII CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).