14941 - Estratégias adotadas por agricultores familiares em prol da recuperação e conservação de solos no Pontal do Paranapanema
Palavras-chave:
Agroecologia, Agricultura sustentável, Assentamentos ruraisResumo
O objetivo do presente artigo é apresentar as principais estratégias utilizadas pelos agricultores familiares assentados para lidar com a baixa capacidade produtiva dos solos locais. Além disso, pretende-se apresentar as principais experiências e iniciativas locais de manejo do solo numa perspectiva agroecológica. A região do Pontal do Paranapanema ficou conhecida pelos constantes conflitos agrários que ocorreram entre agricultores sem terra e fazendeiros na década de 80 e 90. Apesar de essa região ostentar um histórico destrutivo dos recursos naturais, ainda existe uma área significativa área de Floresta Estacional Semidecidual protegida no Parque Estadual Morro do Diabo e os projetos de assentamentos rurais desenvolvidos numa perspectiva tem favorecido a recuperação e conservação do solo, bem como da biodiversidade local. A Agroecologia incorporada nos projetos de assentamentos rurais da região do Pontal do Paranapanema foi essencial à transformação do modo de pensar, agir e praticar a agricultura local.Downloads
Publicado
2013-12-25
Edição
Seção
VIII CBA-Agroecologia - Desenvolvimento Rural/Dinâmicas socioambientais e construção do conhecimento agroecológico
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).