14938 - Banco de Sementes de Plantas Espontâneas em Três Sistemas de Cultivo na Pré-Amazônia Maranhense
Palavras-chave:
Comunidade infestante, cultura perene, cultura anual, sistema agroflorestal, composição florística.Resumo
A comunidade infestante pode sofrer alterações sob a utilização de diferentes sistemas de cultivo. Diante disso, objetivou-se realizar o levantamento do banco de sementes de plantas espontâneas em três sistemas de cultivo, que foram: cultura perene, anual e sistema agroflorestal (SAF), no mês de abril de 2013. As amostras foram retiradas na camada de 0-10 cm. Posteriormente, foram acondicionadas em bandejas, em condição de casa de vegetação, com regas diárias. A avaliação da emergência foi realizada aos 07, 14, 21 e 28 dias após a implantação (DAI) do experimento. Nos três sistemas de cultivos o maior número de indivíduos foi da classe eudicotiledôneas. Nos sistemas de cultura perene e anual as espécies Alternathera tenella e Eragrostis pilosa apresentaram o maior índice de valor de importância (IVI). No SAF as espécies que apresentaram maior IVI nos quatro DAI foram: Eragrostis pilosa, Mollugo verticillata, Alternanthera tenella e Indigosfera hirsuta, respectivamente.Downloads
Publicado
2013-12-30
Edição
Seção
VIII CBA-Agroecologia - Manejo de Agroecossistemas Sustentáveis/Produção Vegetal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).