14934 - Resgate de hortaliças tradicionais na Zona da Mata de Minas Gerais
Resumo
Resumo: O projeto de resgate de hortaliças tradicionais, denominadas não-convencionais, está sendo desenvolvido no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, situado no município de Rio Pomba. Inicialmente, foi aplicado um questionário semi-estruturado, nas comunidades rurais do município. Foram entrevistadas cinquenta pessoas. Constatou-se que os entrevistados com idade mais avançada (> 45 anos) conheciam espécies consideradas tradicionais e ainda as consumiam, já as pessoas mais jovens (< 30 anos) conheciam poucas espécies e na maior parte dos casos não as consumiam mais. Após essa etapa, foi disponibilizada uma área do Instituto, para implantação da horta tradicional/banco vivo de germoplasma. No momento há cerca de 40 espécies diferentes. Iniciativas que promovam a subsistência e o resgate da cultura alimentar na zona rural de Rio Pomba/MG apresentam grande potencial em fortalecer um núcleo de referência e disseminação das experiências para a Zona da Mata mineira e outros locais.Downloads
Publicado
2013-12-15
Edição
Seção
VIII CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).