14915 - Análise dos Direcionadores da Competitividade da Cadeia Produtiva do Arroz Orgânico: Estudo de Caso no Assentamento Integração Gaúcha localizado no Município de Eldorado do Sul/RS.

Autores

  • Camilla Costa Rossato Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Glauco Schultz Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Elvis Albert Robe Wandscheer Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Cadeias Produtivas Orgânicas

Resumo

Orizicultura é uma das linhas de produção do setor primário do município de Eldorado do Sul, localizado na região metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Por ser característico da região as áreas de várzea, o sistema convencional de produção predomina nesse tipo de cultivo no município, porém a produção de orgânicos vem ganhando um maior destaque nas propriedades rurais da região. Muitos agricultores familiares, que na sua maioria são assentados da Reforma Agrária pelo Movimento Sem Terra (MST), têm optado pela transição do sistema convencional de produção para a produção de orgânicos, por ser uma das características do movimento que tem como uma das ideologias de vida a preservação dos recursos naturais. O Assentamento Integração Gaúcha é um dos cinco assentamentos do município. E é um dos assentamentos pioneiros na produção de arroz orgânico da região metropolitana. Em conjunto com a Cooperativa de Trabalhadores Assentados da Região de Porto Alegre Ltda. (COOTAP) são responsáveis pela organização e desenvolvimento da cadeia produtiva do arroz orgânico do município. O presente trabalho de pesquisa tem como objetivo verificar os condicionantes da competitividade dessa cadeia a partir da sua descrição e da elaboração da uma matriz SWOT. A análise da cadeia produtiva permitirá identificar quais são os pontos fortes e fracos que beneficiam e restringem o desenvolvimento da mesma e, a partir dos condicionantes de competitividade identificados na pesquisa, será possível contribuir com ferramentas que auxiliarão para o planejamento e a gestão do desenvolvimento rural da região.

Biografia do Autor

Camilla Costa Rossato, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Aluna do curso superior de Tecnologia em Desenvolvimento Rural - PLAGEDER, na modalidade de Ensino a Distância, oferecido pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Glauco Schultz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Professor Adjunto do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Elvis Albert Robe Wandscheer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Economista e Geógrafo; mestre em Desenvolvimento Rural e doutorando em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2013-12-27

Edição

Seção

VIII CBA-Agroecologia - Desenvolvimento Rural/Economia rural, socioeconomia e políticas públicas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>