14905 - Formação em Agroecologia e cultivos sem venenos no assentamento Madre Cristina - Goiás
Palavras-chave:
Agroecossistemas, Biofertilizante, Extensão Rural, SustentabilidadeResumo
O NEPEA realiza, desde 2012, intervenções no Assentamento Madre Cristina, em Goiandira (GO), orientadas na Agroecologia, capacitando camponeses para a produção agrícola sem venenos. Seu objetivo está em promover o desenvolvimento rural em perspectivas de sustentabilidade para que as famílias fortaleçam suas bases socioeconômicas, conservando e promovendo o equilíbrio ambiental. O resultado com a formação nos estilos de agricultura ecológica tem sido a identificação dos produtores com a Agroecologia, entendendo-a para além de um modelo de agricultura, sobretudo como uma busca continua pela sustentabilidade. Ao aprofundar-se as discussões sobre os princípios agroecológicos e manejo/desenho de agroecossistemas sustentáveis, os agricultores aumentaram suas lavouras e diversificaram a produção. E, desde que começaram a colher e a vender seus produtos, demonstraram a recuperação de sua autoestima e a confiança em suas competências para trabalhar, produzir e viver em condições de dignidade.Downloads
Publicado
2013-12-25
Edição
Seção
VIII CBA-Agroecologia - Desenvolvimento Rural/Dinâmicas socioambientais e construção do conhecimento agroecológico
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).