14786 - Integração lavoura pecuária e silvicultura em áreas de assentamentos rurais na Amazônia Oriental: uma via para a transição agroecológica

Autores

  • magda nascimento alexandre Universidade Federal do Pará
  • Lívia de Freitas Navegantes Alves Universidade Federal do Pará
  • Rafael Bastos Ferreira Geografo pela Universidade Federal do Amapá. Discente do Curso de Especialização em Extensão Rural, Sistemas Agrários e Ações de Desenvolvimento pela Universidade Federal do Pará.
  • Camila Casseb Almeida Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Jefferson de Melo Campos Faculdade Ideal
  • Fabien Stark Estudante de Ph.D. em ciências agronômicas

Palavras-chave:

Diversificação, Agricultura familiar, Fronteira agrícola, Paragominas

Resumo

O artigo apresenta e analisa experiências de agricultores familiares com a possível integração lavoura-pecuária e silvicultura em uma região de fronteira agrícola antiga na Amazônia Oriental. Em meio as situações investigadas procurou-se elaborar uma tipologia das atividades produtivas, que possibilitou identificar os principais fatores que influem para a adoção da diversificação, bem como a existência de diferentes formas de integrações. Um contexto que indica opções de uso deste sistema com vias a transição agroecológica, pois o fato dos sistemas possuírem muita diversificação nos leva a crer que é um caminho para a sustentabilidade.

Biografia do Autor

magda nascimento alexandre, Universidade Federal do Pará

Graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2011), Especialização em Extensão Rural, Sistemas Agrários e Ações de Desenvolvimento pela Universidade Federal do Pará (2013). Discente do Mestrado em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Agronomia e Agroecologia, com ênfase em Agricultura familiar, Extensão Rural, Projetos, Educação no Campo. Participou como voluntária na área da extensão rural no Assentamento Benedito Alves Bandeira através do Projeto de redução de perdas pós-colheita 2010 e do projeto leite de cabra de agosto de 2011. É coordenadora de Tecnologias Sociais do Grupo Agroecológico IARA, o qual atua em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Pará na difusão de tecnologias sociais e sustentáveis na região amazônica.

Lívia de Freitas Navegantes Alves, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia (1993), mestrado em Ciência Animal pela Universidade Federal do Pará (1999) e doutorado em Systèmes Intégrés en Biologie, Agronomie et Environnement - Centre International d'Etudes Supérieurs en Sciences Agronomiques (2011). É professor adjunto da Universidade Federal do Pará - Núcleo de Ciências Agrárias e Desenvolvimento Rural / Mestrado em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Sustentável. É pesquisadora Associada da rede Strategic Monitoring of South-American Regional Transformation, atuando principalmente nos seguintes temas: práticas agrícolas, sistemas de produção, ecossistemas de pastagens, agricultura familiar e desenvolvimento rural.

Rafael Bastos Ferreira, Geografo pela Universidade Federal do Amapá. Discente do Curso de Especialização em Extensão Rural, Sistemas Agrários e Ações de Desenvolvimento pela Universidade Federal do Pará.

Geografo pela Universidade Federal do Amapá (2011). Participou como bolsista pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico CNPq (2009-2010).

Camila Casseb Almeida, Universidade Federal Rural da Amazônia

Discente do curso de graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia.

Jefferson de Melo Campos, Faculdade Ideal

Graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2012). Foi bolsista de Iniciação Científica no setor de botânica do Museu Emílio Goeldi (2010-2011). Discente da Especialização em Gestão Ambiental pela FACI.

Fabien Stark, Estudante de Ph.D. em ciências agronômicas

Engenheiro da agricultura e ambiente do Ministério francês de Agricultura Estudante de Ph.D. em ciências agronômicas: Integração lavoura - pecuária em ambiente tropical Unidade de pesquisa « Systèmes d’élevage méditerranéens et tropicaux » (CIRAD/INRA/SupAgro) 2008-2012: Em custo de desenvolvimento agrícola em Guadalupe (Antilhas francesa) 2002-2008: Engenheira Agrônomo/Especialista em economias agrícolas

Downloads

Publicado

2013-12-25

Edição

Seção

VIII CBA-Agroecologia - Desenvolvimento Rural/Dinâmicas socioambientais e construção do conhecimento agroecológico

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)