14785 - Polo de difusão em agroecologia: contribuição para o ensino agrário e o desenvolvimento rural sustentável na Amazônia – Belém/PA

Autores

  • Ana Carolina Silva da Costa Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Josiele Pantoja de Andrade Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Mery Helen Cristine da Silva Moraes Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Magda Franciane Nascimento Alexandre Universidade Federal do Pará
  • Kamila de Sousa Leão Universidade Federal do Pará
  • Camila Casseb Almeida Universidade Federal Rural da Amazônia

Palavras-chave:

ciências agrárias, desenvolvimento rural, formação, agroecologia

Resumo

A atual matriz curricular dos cursos de Ciências Agrárias traz entranhada a concepção de profissionais voltados a um modelo de desenvolvimento agrário que reproduz os princípios da Revolução Verde. Percebendo essas limitações impostas pelas políticas da Reforma do Ensino Superior e seu objetivo estratégico, um grupo de estudantes da Universidade Federal Rural da Amazônia buscou contribuir para o conhecimento, a compreensão e a minimização dos problemas do setor rural da sua área de influência, implantando o Pólo de Difusão em Agroecologia dentro Universidade nos anos de 2006 há 2011. O espaço funcionou como uma vitrine agroecológica experimental integrando diversas atividades agroecológicas vitais para o sistema natural e a participação coletiva. A iniciativa transcendeu o tradicionalismo técnico de produção adotado na Universidade e colaborou com a formação acadêmica do ensino agrário, dentro da concepção de um desenvolvimento rural sustentável na Amazônia norteado pela agroecologia.

Biografia do Autor

Ana Carolina Silva da Costa, Universidade Federal Rural da Amazônia

Ana Carolina S.C. formou-se como Engenheira Agrônoma em 10 de Agosto de 2012 na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Tem experiência em realizar diagnóstico sócio-ambiental em comunidades rurais por meio de trabalhos participativos. É membro efetivo da Associação Agroecológica IARA onde desenvolve experiências exitosas em agroecologia e extensão rural. Atua em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Pará na difusão de tecnologias sociais e sustentáveis na região amazônica. Atualmente cursa Especialização em Extensão Rural, Sistemas Agrários e Ações de Desenvolvimento na Universidade Federal do Pará

Josiele Pantoja de Andrade, Universidade Federal Rural da Amazônia

Discente do curso de Agronomia da Universidade Fedaral Rural da Amazônia (UFRA). Tem experiência na área de Agronomia, Agroecologia e Sociologia Rural, com ênfase em Extensão Rural. Participou como bolsita do projeto vinculado a Embrapa Amazônia Oriental, setor Tipitamba, “Percepção pública da ciência e tecnologia e impacto social da agricultura sem queima para recuperação de áreas degradadas na Amazônia, em comunidades rurais no nordeste paraense, de 2010 a 2012. Atualmente é bolsista do Programa de Bolsas de Iniciação Científica- Pibic/CNPq- Embrapa Amazônia Oriental, participante do projeto de pesquisa Manejo da capoeira na agricultura da Amazônia sem o uso do fogo, especificamente trabalhando o tema “Avaliação do capital social e sua Importância para o projeto Tipitamba/Embrapa Amazônia Oriental: estudo de caso em comunidades do nordeste paraense”.

Mery Helen Cristine da Silva Moraes, Universidade Federal Rural da Amazônia

Possui o título de Bacharelado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2012) e especialização em Extensão Rural, Sistemas Agrários e Ações de Desenvolvimento pela Universidade Federal do Pará. Realizou estágio não obrigatório com vistas a complementar a formação educacional e preparação ao trabalho produtivo, com efetiva atuação nas atividades pertinentes à área da agricultura familiar junto ao Órgão/Departamento/Setor: Tipitamba na Embrapa Amazônia Oriental e, participa, como Vice-Coordenadora de Tecnologias Sociais na Associação Agroecológica IARA.

Magda Franciane Nascimento Alexandre, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2011) e especialização em Extensão Rural, Sistemas Agrários e Ações de Desenvolvimento pela Universidade Federal do Pará. Atualmente é discente do Mestrado em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Agronomia e Agroecologia, com ênfase em Extensão Rural, Projetos, Educação no Campo. Participou como voluntária na área da extensão rural no Assentamento Benedito Alves Bandeira através do Projeto de redução de perdas pós-colheita, de 14 de agosto de 2009 à 14 de agosto de 2010. Participou como bolsista do projeto leite de cabra de agosto de 2010 à agosto de 2011. É coordenadora de Tecnologias Sociais do Grupo Agroecológico IARA e membro efetivo desde maio de 2007 dando continuidade à esta atividade atualmente, o qual atua em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Pará na difusão de tecnologias sociais e sustentáveis na região amazônica.

Kamila de Sousa Leão, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2010). Atualmente é discente do Mestrado em Ciência Animal na Universidade Federal do Pará. Tem grande experiência em agroecologia, extensão rural, trabalhos participativos com ênfase no estudo de Apicultura e Meliponicultura na região Amazônica. Desenvolveu pesquisas como bolsita no projeto de "Melhoramento genético de Apis mellifera: seleção de acessos regionais visando produção de mel, própolis e comportamento higiênico", junto a Embrapa Amazônia Oriental. É membro efetivo da Associação Agroecológica IARA desde o ano de 2007, onde desenvolve experiências e construções agroecológicas.

Camila Casseb Almeida, Universidade Federal Rural da Amazônia

Discente do curso de Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia. É membro da Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil, desde o ano de 2009 onde desenvolve atividades estudantis e construções de eventos a nível nacional, com ênfase em agroecologia, gênero e ciência e tecnologia. É membro colaborador da Associação Agroecológica IARA, a qual desenvolveu experiências coletivas da Agroecologia.

Downloads

Publicado

2013-12-15

Edição

Seção

VIII CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)