14744 - Diagnóstico de quintais produtivos na Vila Florestal de Lagoa Seca/PB
Palavras-chave:
Sustentabilidade, Segurança alimentar e nutricional, Produção de alimentos, Soberania alimentar.Resumo
Apesar de o Brasil ser um dos maiores produtores de alimentos do mundo, uma boa parcela de sua população vive em situação de insegurança alimentar e nutricional, principalmente na zona rural. Aumentar a produção familiar através de quintais produtivos, além de promover a segurança alimentar e nutricional, pode vir a contribuir na renda das famílias. Objetivou-se nesta pesquisa diagnosticar os espaços produtivos nos quintais de famílias da Vila Florestal de Lagoa Seca, PB. A metodologia incluiu visitas in loco, registro fotográfico e aplicação de questionário. Das 100 famílias entrevistadas, 78 mantém um quintal produtivo. Entretanto, relataram a dificuldade de produzir hortas, pela falta de espaço e de água. A identificação dos espaços produtivos foi dividida em: produção agroalimentar, medicinal, criação e ornamental. Os espaços produtivos são uma alternativa viável, agroecológica, que diversifica a produção de alimentos e pode contribuir para o resgate da soberania alimentar.Downloads
Publicado
2013-12-27
Edição
Seção
VIII CBA-Agroecologia - Desenvolvimento Rural/Economia rural, socioeconomia e políticas públicas
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).