14715 - Dinâmica de troca de variedades de mandioca (Manihot esculenta Crantz) em assentamento rural de Sergipe
Palavras-chave:
propagação, redes de trocas, agrobiodiversidadeResumo
Os guardiões de sementes são sujeitos importantes para a propagação vegetativa da mandioca (Manihot esculenta Crantz), pois através da troca de variedades são escolhidas as de qualidades de interesse e adaptação ao local. O objetivo deste trabalho foi analisar a conformação das redes de troca de sementes de mandioca e macaxeira em um assentamento da reforma agrária em Sergipe como contribuição para a conservação da agrobiodiversidade. Agricultores foram entrevistados e através da análise participativa de redes sociais de sementes foram identificadas as variedades de macaxeira Cariri, Rosa Branca e Rainha da Mesa, e de mandioca Caravela e Unha. Por ser uma variedade geneticamente melhorada a Cariri apresentou uma grande utilização e ampla circulação entre os assentados. As trocas destas variedades são comuns devido as adaptações locais apresentando bom desenvolvimento frente as precariedades de produção e faz parte dos hábitos alimentares do nordestino.Downloads
Publicado
2013-12-25
Edição
Seção
VIII CBA-Agroecologia - Desenvolvimento Rural/Dinâmicas socioambientais e construção do conhecimento agroecológico
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).