14699 - Análise microbiológica da água destinada ao consumo humano em Instituições de Educação Infantil na zona rural de Lagoa Seca/PB
Palavras-chave:
Manejo da água, Saúde Pública, Segurança hídricaResumo
A qualidade da água para consumo humano é fator indispensável à saúde. As doenças de veiculação hídrica representam um grande risco à saúde pública. O objetivo deste trabalho foi avaliar a água utilizada para consumo humano em Instituições de Educação Infantil na zona rural de Lagoa Seca/PB. Foi realizado um levantamento de dados sobre as fontes de água e seu manejo; com coleta e análise de amostras de água usadas para consumo humano. As análises foram realizadas no laboratório de microbiologia do Campus II/UEPB. As instituições escolares apresentam uma infra-estrutura básica precária, principalmente com relação ao fornecimento e à qualidade da água consumida. Das 8 amostras analisadas, 5 estavam impróprias para consumo humano, incluindo as das salas de aula. Se faz necessária uma intervenção para buscar solucionar o problema, enfatizando práticas adequadas de manejo da água, e a sensibilização da comunidade para as questões ambientais, principalmente no uso dos recursos naturais.Downloads
Publicado
2013-12-28
Edição
Seção
VIII CBA-Agroecologia - Desenvolvimento Rural/Saúde e soberania alimentar
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).