14664 - “Tapetes fartos de folhas, flores e frutos”: a Agroecologia nos Faxinais

Autores

  • ISLANDIA BEZERRA DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO e PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL (PPGSAN)/UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ-UFPR.
  • Osvaldo Heller Da Silva Departamento de Ciências Sociais/UFPR.
  • Adriella Camila Furtado Departamento de Nutrição/UFPR.

Palavras-chave:

Comunidades faxinalenses, Produção-consumo, SSAN, Alimentos Saudáveis

Resumo

O presente artigo é resultado de um projeto de pesquisa e extensão que teve a finalidade de investigar e desenvolver estratégias de capacitação na produção e transformação de produtos agroecológicos e extrativistas em 5 comunidades de faxinais do estado do Paraná (Brasil). Os territórios faxinalenses são uma forma de organização social camponesa histórica, baseada no uso comum dos recursos naturais em sistema silvopastoril, através da formação de criadouros comunitários, preservando a mata nativa e garantindo a sobrevivência das famílias. Através da realização de cursos, oficinas e entrevistas fez-se um levantamento dos produtos da agrobiodiversidade local, tendo em vista a produção de base agroecológica, estimulando a inserção nas políticas públicas como os Programa: de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) de forma a construir propostas coletivas visando aumentar a Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (SSAN) das populações locais.

Biografia do Autor

ISLANDIA BEZERRA, DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO e PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL (PPGSAN)/UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ-UFPR.

Nutricionista, graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003). Professora Adjunta do Departamento de Nutrição da UFPR. Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Segurança Alimentar e Nutricional - PGSAN.Possui Mestrado e Doutorado em Ciências Sociais - PPGCS-UFRN, com ênfase da relação produção-consumo: agricultura familiar, políticas públicas de aquisição de alimentos (PAA - Programa de Aquisição de Alimentos e PNAE - Programa Nacional de Alimentação Escolar) e, consumo alimentar de famílias rurais. Pesquisadora vinculada ao Centro de Tecnologias Sociais e Educação em Segurança Alimentar e Nutricional Josué de Castro/UFPR - CETECSAN. É Membro do Fórum Estadual de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional - FESSAN/PR. Atua como voluntária na Escola Latino Americana de Agroecologia-ELAA, no Assentamento do Contestado na Lapa/PR.

Osvaldo Heller Da Silva, Departamento de Ciências Sociais/UFPR.

Doutor em Sociologia pela Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales - Paris desde 1993. Realizou Pós-Doutorado na Université de Paris X, em 2005. A partir de 1994, professor associado e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (Doutorado e Mestrado) e da Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Paraná, pesquisador do Centro de Estudos Rurais e Ambientais do Paraná (CERU-PR) e do grupo Dinâmicas Rurais, Agricultura e Sustentabilidade, da mesma universidade. Atua na área de Sociologia, com ênfase em movimentos sociais no campo, memórias camponesas e identidades sociais, culturais e étnicas de povos e comunidades tradicionais, particularmente dos faxinalenses do Paraná.

Adriella Camila Furtado, Departamento de Nutrição/UFPR.

Graduanda de Nutrição. Tem interesse nos temas de Agroecologia; Produção e consumo e SSAN.

Downloads

Publicado

2013-12-28

Edição

Seção

VIII CBA-Agroecologia - Desenvolvimento Rural/Saúde e soberania alimentar

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>