14663 - Diagnóstico da produção da agricultura familiar dos Agricultores do Município de Lagoa Seca,PB
Palavras-chave:
práticas culturais, manejo, sustentabilidadeResumo
A agricultura familiar é sempre lembrada por sua importância na absorção de emprego, produtividade, no caráter social, econômicas e sustentabilidade. Objetivou-se diagnósticar a produção da agricultura familiar dos agricultores do Município de Lagoa Seca,PB. Este trabalho foi realizado nas comunidades: Almeida, Pai Domingos, Pau Ferro e Floriano. Foram aplicados questionários com perguntas estruturadas e semi-estruturada e entrevistada uma família em cada comunidade agroecologica. 80% dos agricultores criam gado, aves e consomem carne de galinhas e ovelha. A comercialização do gado é 80%. Práticas de conservação do solo mais utilizadas é curva de nível 100%. Orientação técnica é feita 80% AS-PTA e cerca de 100% dos agricultores utiliza o esterco bovino como adubação. A manga foi citada por 100% dos agricultores. As hortaliças mais citadas com 80% foram: alface, cebolinha e coentro. Em relação aos grãos 80% citaram que cultivam o feijão macassar e milho. De acordo com os dados obtidos através do diagnóstico realizado as famílias das comunidades vêm se organizando de forma sustentável garantindo assim a segurança alimentar das famílias.Downloads
Publicado
2013-12-15
Edição
Seção
VIII CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).