14657 - As feiras livres e as cadeias de comercialização de produtos agrícolas na região do Extremo Sul da Bahia
Palavras-chave:
Assentamentos rurais, Agroecologia, Estudo de Mercado, Agricultura familiar, Circuitos curtos, Feiras livresResumo
Este trabalho traz dados do estudo de mercado realizado no âmbito do Projeto Assentamentos Agroecológicos nas feiras livres e nas demais cadeias de comercialização de produtos agrícolas no Extremo Sul da Bahia. O objetivo é apresentar uma análise integrada da dinâmica de produtos agrícolas em feiras livres na região, contribuindo com o fortalecimento de famílias assentadas no processo de comercialização da produção agroecológica. Foi realizada revisão bibliográfica e levantamento da ocorrência de feiras livres nos municípios de abrangência do projeto. Foram realizados questionários, entrevistas semi-estruturadas, observações em campo e registros fotográficos. Foi possível considerar que há uma significativa expressão da produção local no mercado de alimentos. Evidencia-se a importância da agricultura familiar na região, sinalizando a necessidade de melhoria na infraestrutura das feiras livres, no transporte das mercadorias e a instalação de uma Central de Abastecimento na região.Downloads
Publicado
2013-12-27
Edição
Seção
VIII CBA-Agroecologia - Desenvolvimento Rural/Economia rural, socioeconomia e políticas públicas
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).