14612 - Implantação de hortas em forma de mandala e pomares como multiplicadores de Agroecologia e Alimentação Saudável
Palavras-chave:
educação ambiental, soberania alimentar, interdisciplinaridade.Resumo
Em uma conjuntura educacional focada na temática ambiental é necessário que se faça presente a discussão pertinente às questões ambientais e alimentares dentro das escolas, para que haja o fomento ao pensamento crítico e iniciativas coletivas benéficas e interdisciplinares que levem à internalização deste segmento no dia-a-dia escolar. A problemática envolvida se refere ao fato de que é de suma importância que se tenha não apenas o debate em sala de aula sobre tais assuntos, mas também que se oportunize a vivência prática da produção de sua própria merenda escolar, por exemplo. A experiência foi desenvolvida através da implantação de hortas em forma de mandala e pomares em base de produção ecológica em duas escolas públicas do município de Cerro Largo (Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Otto Flach – CIEP e Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre José Shardong). Tendo como objetivo, a utilização da horta como uma ferramenta utilizada no processo de aprendizado e formação do pensamento crítico, proporcionando assim aos estudantes das escolas envolvidas, o acesso à informação e ao conhecimento prático, visando à disseminação de práticas de base ecológica, tendo em mente a importância da questão ambiental na sua formação. Com isso, as escolas têm atuado como centros de disseminação de conhecimento, contemplando não só os estudantes, mas também os pais e produtores rurais do município, através de oficinas e espaços destinados promover a discussão sobre o tema ambiental e a soberania alimentar.Downloads
Publicado
2013-12-14
Edição
Seção
VIII CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).