14606 - Relato de intercâmbio de tecnologia entre a EMBRAPA e o território Fronteira Noroeste e Missões

Autores

  • Jeferson Tonin UFFS
  • Jorge Atílio Benati UFFS
  • José Tobias Marks Machado UFFS
  • Evandro Pedro Schneider UFFS

Palavras-chave:

Vitrine Tecnológica, Agroecologia, Moragueiro, Citricultura, Vitcultura

Resumo

A agricultura familiar, possuidora de um enorme potencial produtivo, contribui na geração de renda e postos de trabalho para as famílias que vivem no campo, tornando-se uma importante ferramenta de desenvolvimento rural. Essa característica é intrínseca da região noroeste do estado do Rio Grande do Sul, onde a grande maioria das propriedades é marcada pela presença da agricultura familiar, entretanto muito dependente da produção de grãos, mais especialmente da cultura da soja. Esse fato tem proporcionado situações de empobrecimento e descapitalização dos produtores, principalmente por exigir altos investimentos e crescentes áreas de terra para expandir, contrastando com a conjuntura local vivida pelos agricultores. Dado o contexto, surge uma discussão que remete à fruticultura de base ecológica, principalmente por ter uma perspectiva de mercado bastante favorável, além de demandar mão-de-obra familiar, o que auxilia para diminuição do êxodo rural. Todavia, a condição atual da região noroeste do Estado do Rio Grande do Sul ainda não é favorecida por pesquisas e acúmulo científico neste sentido, demandando assim maiores estudos, principalmente para análise de ensaios com diferentes cultivares em diferentes regiões, uma vez que existe variação de produtividade e desempenho em diferentes condições de solo, clima e relevo. A experiência aqui relatada surge de uma demanda da própria região, visando à diversificação da matriz produtiva. As atividades da parceria no território Fronteira Noroeste com a EMBRAPA-Clima Temperado, utilizam a metodologia de transferência de tecnologia via cursos de capacitação a produtores e implantação de 18 vitrines tecnológicas nas culturas do morangueiro, citricultura e viticultura. As vitrines foram implantadas em dois ambientes, sendo um destes as propriedades de agricultores rurais, e o segundo em órgãos capacitados à pesquisa no âmbito regional. Nota-se que a participação dos produtores nestes espaços, bem como o alinhamento e proximidade dos agentes que compõem o cenário da agricultura no âmbito regional se justifica como ganho positivo na discussão de dinamização a matriz produtiva regional, acumulando conhecimento na busca de explorações agrícolas cada vez mais sustentáveis.

Biografia do Autor

Jeferson Tonin, UFFS

Estudante do 5º semestre de Agronomia com ênfase em Agroecologia da UFFS, campus Cerro Largo. Bolsista da pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFFS. Participante do Grupo de Agroecologia Noroeste Missões (GANOM), bem como da gestão do DCE Renovação (UFFS - Campus Cerro Largo). Participa como estudante voluntário, em projeto de pesquisa em fitotecnia da cultura do morangueiro.

Jorge Atílio Benati, UFFS

Estudante do 5º semestre de Agronomia com ênfase em Agroecologia da UFFS, campus Cerro Largo. Estagiário da EMBRAPA. Participante do Grupo de Agroecologia Noroeste Missões (GANOM), bem como da gestão do DCE Renovação (UFFS - Campus Cerro Largo).

José Tobias Marks Machado, UFFS

Estudante do 5º semestre de Agronomia com ênfase em Agroecologia da UFFS, campus Cerro Largo. Bolsista da pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFFS. Participante do Grupo de Agroecologia Noroeste Missões (GANOM), bem como da gestão do DCE Renovação (UFFS - Campus Cerro Largo).

Evandro Pedro Schneider, UFFS

Possui Graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas (2005), Mestrado em Agronomia (2009) e doutorado (2012). Atualmente é professor da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo, RS. Atuou como extensionista rural e agente de transferência de tecnologias da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Tem experiência em pesquisa e assistência técnica na área de fruticultura, produção integrada, agroecologia, agricultura familiar, desenvolvimento rural, uso de agrotóxicos e segurança alimentar.

Downloads

Publicado

2013-12-14

Edição

Seção

VIII CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)