14604 - Influencia do biofertilizante no crescimento de feijão (Vigna unguiculata) consorciado com milho (Zea mays)
Palavras-chave:
Macassar, crescimento, esterco bovino.Resumo
O biofertilizante liquido é assimilado com rapidez, tendo grande utilidade para culturas que necessitam de quantidade elevada de nutrientes em ciclo curto. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi avaliar o crescimento do feijão macassar (Vigna unguiculata) consorciado com milho (Zea mays), em função da aplicação de tipos e doses de biofertilizantes. O ensaio foi desenvolvido, no período de julho a novembro de 2010 sob condições de campo no setor de agroecologia, pertencente à Universidade Estadual da Paraíba, Campus IV, Catolé do Rocha-PB. Foram estudados os efeitos de 5 dosagens de biofertilizante (D1 = 0, D2 = 25, D3 = 50, D4 = 75, D5 = 100 ml/planta/vez) e 3 tipos (T1= a base de esterco bovino enriquecido; T2 = a base de soro não enriquecido; T3= 50% T1 mais 50% de T2) aplicadas via solo no crescimento vegetativo do milho e feijão macassar. Foi avaliada os parâmetros: DC, AFU, AFP, PSPA. A maior área foliar do feijoeiro macassar foi observada na dosagem de biofertilizante 48,4 ml/planta/vez e o crescimento da planta não foi afetado significativamente pelos tipos de biofertilizantes utilizados.Downloads
Publicado
2013-12-19
Edição
Seção
VIII CBA-Agroecologia - Manejo de Agroecossistemas Sustentáveis/Produção Vegetal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).