14603 - Práticas agroecológicas em Unidades de Conservação de Uso Sustentável (Manicoré/AM)
Palavras-chave:
agroecologia, agricultura familiar, unidade de conservaçãoResumo
O trabalho refere-se ao levantamento de práticas agroecológicas na comunidade Sempre Viva, localizada na RDS do Rio Madeira (Manicoré/AM). Objetivou-se conhecer técnicas de caráter conservacionista utilizadas pelos agricultores visando à elaboração de estratégias para aprimoramento e transferência do conhecimento. Foram analisadas 20 unidades familiares, das quais 78,3% realizam alguma prática conservacionista em seus cultivos, sendo as principais o consorciamento em pequenos sistemas agroflorestais, plantio direto, adubação orgânica e controle alternativo de pragas e doenças. A partir dos resultados foi organizada uma oficina para demonstrar formas de melhorar as técnicas, apresentando-se as vantagens de seu uso tanto em relação ao aumento da renda, quanto à importância para conservação ambiental. Sugere-se a avaliação da viabilidade econômica das práticas utilizadas, considerando as dimensões ambientais, culturais e econômicas do processo produtivo agroecológico.Downloads
Publicado
2013-12-25
Edição
Seção
VIII CBA-Agroecologia - Desenvolvimento Rural/Dinâmicas socioambientais e construção do conhecimento agroecológico
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).