14601 - Comportamento de cultivares crioulas de feijão comum (Phaseolus vulgaris L.) nas condições do Brejo Paraibano
Palavras-chave:
Genótipos de feijão, Ambiente, Produção de grãos.Resumo
No Brasil, o feijoeiro comum é submetido a diferentes condições ambientais, pois ele é cultivado em vários estados, em diferentes épocas de semeadura. A identificação de cultivares, com maior estabilidade fenotípica, tem sido uma alternativa muito utilizada para atenuar os efeitos da interação genótipos com ambientes. Sendo assim, objetivou-se com este trabalho, avaliar o desempenho de caracteres de produtividade agronômico de quinze genótipos de feijão comum em sistema orgânico de cultuvo no município de Areia-PB. O experimento foi conduzido no setor de olericultura do CCA-UFPB. Foi utilizado o delineamento em blocos casualizado com quinze tratamentos correspondentes aos diferentes genótipos de feijão comum com 4 repetições. Foram avaliados os caracteres: NVP, MFVG, CV, DV, NGV. Os resultados obtidos foram submetidos à análise de variância com os quadrados médios comparados pelo teste de médias. Apenas o genótipo G2 apresentou tendência aos menores valor na variável número de vagens.planta-1.Downloads
Publicado
2013-12-19
Edição
Seção
VIII CBA-Agroecologia - Manejo de Agroecossistemas Sustentáveis/Produção Vegetal
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).