14588 - Capacitação em Avicultura Alternativa para os produtores do projeto PAIS no Cariri Paraibano
Palavras-chave:
Aves, Ração alternativa, manejo alternativoResumo
Este relato tem objetivo de descrever a experiência da capacitação em avicultura alternativa realizada com os produtores do projeto PAIS no Cariri Ocidental Paraibano. A Produção Agroecológica Integrada e Sustentável – PAIS é caracterizada pela produção de frutas e hortaliças orgânicas aliadas à produção de galinhas. Porém, os produtores apresentaram dificuldades no manejo das aves, prejudicando a produtividade. Para sanar as dificuldades, realizaram-se quatro treinamentos de avicultura alternativa, um em cada dos seguintes municípios: Monteiro, Sumé, Serra Branca e São João do Cariri. Cada capacitação teve duração de dois dias, abordando os temas: Avicultura Alternativa, raças e linhagens, principais doenças, vacinação e formulação de ração alternativa. Após os treinamentos, os agricultores mudaram a forma de manejar as aves, resgatando os conceitos aprendidos durante o treinamento, tornando a avicultura alternativa fonte de renda sustentável para as famílias do Cariri ParaibanoDownloads
Publicado
2013-12-14
Edição
Seção
VIII CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).