14494 - Curso de Extensão em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário: a experiência da Fetraf-Sul/CUT em Águas Frias (SC)
Palavras-chave:
Extensão universitária, Processos participativos, Movimento Sindical Cutista, Agricultura familiar, UFFS.Resumo
O curso de extensão em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário foi realizado através de uma parceria entre a Fetraf-Sul/CUT e a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Teve como objetivo principal capacitar lideranças comunitárias de agricultores familiares visando a construção do conhecimento para a transformação social, fomentando a construção de alternativas de desenvolvimento rural sustentável e solidário, baseadas na Agroecologia. Foi realizado no município de Águas Frias (SC), no Centro Regional de Formação “Dom José Gomes”. Foram capacitados 37 jovens lideranças sindicais rurais em nove módulos teórico-práticos, envolvendo professores da UFFS e das parcerias. Foi realizado um trabalho de final de curso por três grupos regionais da Fetraf-Sul (Chapecó, Pinhalzinho e Coronel Freitas), que envolveu uma pesquisa de campo, a elaboração de um texto de síntese e a sua apresentação para uma banca formada por professores da UFFS e por representantes das parcerias do projeto.Downloads
Publicado
2013-12-14
Edição
Seção
VIII CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).