14433 - Programa Matutando Agroecologia nas Ondas do Rádio: sustentabilidade ambiental e valorização do povo do campo
Palavras-chave:
Educomunicação, Agricultura Familiar, Desenvolvimento Sustentável.Resumo
Democrático e popular, o rádio pode funcionar também como ferramenta educacional, principalmente quando se pretende estreitar a relação ouvinte-locutor. Um programa de rádio voltado para o mundo rural precisa levar em conta que o agricultor deve ser visto com co-participante e agente dessa construção. O trabalho apresenta a experiência do Programa Matutando Agroecologia nas Ondas do Rádio, uma proposta de educomunicação para o campo, onde os acadêmicos interagem com os agricultores e socializam conhecimentos aprendidos na sala de aula e nas atividades de extensão. Busca-se assim oportunizar o desenvolvimento de novas posturas, além de valorizar a arte e a cultura local e regional. A audiência e repercussão do programa é indicativo de que o mesmo tem cumprido com seu objetivo.Downloads
Publicado
2013-12-08
Edição
Seção
VIII CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).