14429 - Análise de benefício/custo de Sistema Agroflorestal (SAF) experimental com adição de resíduos orgânicos no Semiárido Cearense
Palavras-chave:
Agroecologia, Desenvolvimento Rural Sustentável, Viabilidade econômico-financeira, Manejo e conservação de soloResumo
Estudos específicos sobre a viabilidade financeira de investimento em SAFs, como alternativa para a diversificação da produção e renda ainda são escassos. O objetivo deste trabalho foi analisar quatro tratamentos utilizando SAFs e um modelo tradicional itinerante de queimada, no quinquênio 2008/2012, na localidade do Cajueiro do Boi, Município de Bela Cruz/CE, Semiárido Cearense. Os resultados demostram viabilidade econômico-financeira com recuperação do investimento menor do que quatro anos, concluindo que os SAF’s geram valor na produção. O melhor custo benefício se deu no tratamento D.Downloads
Publicado
2013-12-27
Edição
Seção
VIII CBA-Agroecologia - Desenvolvimento Rural/Economia rural, socioeconomia e políticas públicas
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).