14429 - Análise de benefício/custo de Sistema Agroflorestal (SAF) experimental com adição de resíduos orgânicos no Semiárido Cearense

Autores

  • Henrique Ricardo Souza Ziegler CONPAM
  • João Ambrosio Araújo Filho Universidade Estadual vale do Acaraú – UVA
  • Ramon Donatti CONPAM
  • Mônica de Moura Barbosa PRODEMA
  • Vládia Pinto Vidal de Oliveira PRODEMA - UFC

Palavras-chave:

Agroecologia, Desenvolvimento Rural Sustentável, Viabilidade econômico-financeira, Manejo e conservação de solo

Resumo

Estudos específicos sobre a viabilidade financeira de investimento em SAFs, como alternativa para a diversificação da produção e renda ainda são escassos. O objetivo deste trabalho foi analisar quatro tratamentos utilizando SAFs e um modelo tradicional itinerante de queimada, no quinquênio 2008/2012, na localidade do Cajueiro do Boi, Município de Bela Cruz/CE, Semiárido Cearense. Os resultados demostram viabilidade econômico-financeira com recuperação do investimento menor do que quatro anos, concluindo que os SAF’s geram valor na produção. O melhor custo benefício se deu no tratamento D.

Biografia do Autor

Henrique Ricardo Souza Ziegler, CONPAM

Formado Bacharel em Biologia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA, onde fui bolsista da FUNCAP e CNPq, ambos por 1 ano, no projeto: "Determinação do estoque de carbono em áreas pioneiras da sucessão secundária da Caatinga", e atuou em projetos de Agricultura Sustentável e Banco de Sementes da Caatinga, todos sob orientação de João Ambrósio de Araújo Filho. Especialista em Agroecologia pela Faculdade IEducare. Concluiu o "Permaculture Design Certificate Course" (Curso de Design em Permacultura). Atualmente está cursando o Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA, na Universidade Federal do Ceará - UFC, onde tem uma bolsa de estudos do DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico), e trabalha como Supervisor de Núcleo (Gestor) de Unidade de Conservação no Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente - CONPAM - CE.

Downloads

Publicado

2013-12-27

Edição

Seção

VIII CBA-Agroecologia - Desenvolvimento Rural/Economia rural, socioeconomia e políticas públicas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)