14428 - Percepção de agricultores familiares sobre as dificuldades na produção e conservação de sementes crioulas

Autores

  • Carina Dias Franco Aluna do Curso Técnico em Meio Ambiente do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense
  • Francisco Marinaldo Fernandes Corlett Instituto Federal Sul-rio-grandense - Campus Pelotas - Visconde da Graça - CAVG - Pelotas, RS.
  • Greice de Almeida Schiavon Instituto Federal Sul-rio-grandense - Campus Pelotas - Visconde da Graça - CAVG - Pelotas, RS.

Palavras-chave:

Guardiões das sementes, Agrobiodiversidade, Produtos orgânicos, Agroecologia

Resumo

As sementes crioulas representam uma boa alternativa tanto para agricultores, como para a população urbana, visto que resultam de um processo longo de adaptação às propriedades. Neste sentido, a pesquisa objetivou identificar as comunidades dos guardiões de sementes crioulas, suas principais dificuldades na produção, compensação econômica e incentivos legais. A pesquisa foi realizada na região de Pelotas e Capão do Leão – RS, para diagnosticar as sementes tradicionais de espécies vegetais, consideradas “crioulas”. Foi avaliado, através da aplicação de um questionário, em entrevista semi-estruturada com dezessete questões, abertas e fechadas. Foi possível observar, através dos dados coletados que os agricultores familiares que trabalham com agricultura de base ecológica e armazenam sementes em suas propriedades são considerados “guardiões das sementes crioulas”. Agricultores familiares na maioria são financeiramente carentes, com rendas obtidas de até um salário mínimo.

Biografia do Autor

Francisco Marinaldo Fernandes Corlett, Instituto Federal Sul-rio-grandense - Campus Pelotas - Visconde da Graça - CAVG - Pelotas, RS.

Licenciatura Plena em Ciências Agrárias; Especialização em Educação de Adulto; Mestrado em Produção Vegetal (área de concentração sementes) Doutorado em Ciência e Tecnologia de Sementes; Pós-Doutorado em Ciência e Tecnologia de Sementes;

Downloads

Publicado

2013-12-24

Edição

Seção

VIII CBA-Agroecologia - Desenvolvimento Rural/sociologia, antropologia, med sociotecnicas e config socioculturais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>