14428 - Percepção de agricultores familiares sobre as dificuldades na produção e conservação de sementes crioulas
Palavras-chave:
Guardiões das sementes, Agrobiodiversidade, Produtos orgânicos, AgroecologiaResumo
As sementes crioulas representam uma boa alternativa tanto para agricultores, como para a população urbana, visto que resultam de um processo longo de adaptação às propriedades. Neste sentido, a pesquisa objetivou identificar as comunidades dos guardiões de sementes crioulas, suas principais dificuldades na produção, compensação econômica e incentivos legais. A pesquisa foi realizada na região de Pelotas e Capão do Leão – RS, para diagnosticar as sementes tradicionais de espécies vegetais, consideradas “crioulas”. Foi avaliado, através da aplicação de um questionário, em entrevista semi-estruturada com dezessete questões, abertas e fechadas. Foi possível observar, através dos dados coletados que os agricultores familiares que trabalham com agricultura de base ecológica e armazenam sementes em suas propriedades são considerados “guardiões das sementes crioulas”. Agricultores familiares na maioria são financeiramente carentes, com rendas obtidas de até um salário mínimo.Downloads
Publicado
2013-12-24
Edição
Seção
VIII CBA-Agroecologia - Desenvolvimento Rural/sociologia, antropologia, med sociotecnicas e config socioculturais
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).