14394 - Perspectivas para a avaliação da sustentabilidade na Amazônia a partir do estudo de dois métodos
Resumo
Este trabalho analisa dois métodos de avaliação da sustentabilidade (Barômetro da Sustentabilidade e MESMIS) a fim de estabelecer o panorama da utilização destes no contexto amazônico. Foi realizada revisão de literatura e aplicação da metodologia MESMIS em um agroecossistema na Amazônia Oriental. Evidenciou-se que o Barômetro combina indicadores relacionados ao bem-estar humano e ao bem-estar do meio-ambiente inserindo os atores locais, assim como o MESMIS, que de forma participativa e enfoque dinâmico possibilita uma análise local da sustentabilidade. É recomendado o uso dos dois métodos para a região amazônica por avaliarem a sustentabilidade em diferentes escalas, participativamente e portanto, auxiliarem em tomadas de decisões.Downloads
Publicado
2013-12-29
Edição
Seção
VIII CBA-Agroecologia - Ambiente e Ecossistemas Naturais
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).